20 de Fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

20 de Fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nessa quinta-feira, 20 de Fevereiro, é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Apesar de ser apenas uma data simbólica, é importante que a população se lembre dos malefícios da utilização de drogas, e da luta que os dependentes enfrentam dia após dia.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O abuso de alcool, cigarro, maconha, cocaína ou qualquer outro tipo de droga já é uma preocupação internacional e merece atenção. De acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz, em 2019, 9,9% dos brasileiros relatavam ter usado drogas ilícitas pelo menos uma vez na vida. Além disso, 7,7% da população consumiu maconha, haxixe ou skank, 3,1% cocaína, 2,8% solventes e 0,9% crack.

O consumo de drogas na população jovem está crescendo exponencialmente. Por isso, a orientação dos pais é de suma importância e deve começar bem cedo, de uma forma informal e tranquila, para que o jovem entenda os riscos do consumo para sua saúde e suas consequências a longo e curto prazo.

Para aqueles que já sofrem com a dependência, é recomendado a procura por um especialista para início do tratamento. O apoio da família é fundamental.

O SUS oferece tratamento gratuito devido ao abuso de álcool e outras drogas. O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Cuide da sua saúde e de quem está do seu lado.

Conte com o Laboratório Fressato para o acompanhamento.


%d blogueiros gostam disto: