Para que serve o hemograma?

Para que serve o hemograma?

Por ser conhecido popularmente por “exame de sangue”, é comum que haja confusão entre o hemograma e outros exames que também são feitos no sangue, como colesterol e glicose. Porém, trata-se de outros tipos de exames, feitos através de métodos diferentes.

O Hemograma completo é um tipo de exame de sangue que avalia a quantidade e a qualidade  das hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, os três tipos de células básicas presentes no sangue.

Mas o que são essas células? As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes pelo organismo. Os leucócitos são responsáveis pelo sistema imunológico (de defesa), e auxiliam no combate às infecções. E as plaquetas, produzidas na medula óssea, são responsáveis pela coagulação do sangue.

Pelo hemograma, o médico conhece o estado de saúde geral do paciente, pois as informações obtidas pelo resultado podem indicar uma série de alterações em todo o organismo, e é por isso que ele é tão requisitado em check-ups e para liberação antes de cirurgias. Também consegue avaliar a presença de doenças que afetam a composição do sangue, como leucemia, anemia e infecções. Além disso, é possível identificar a presença de alergias e hemorragias.

Para a coleta do hemograma, não é necessário fazer jejum, e o paciente pode beber água e tomar seus medicamentos normalmente.

Os valores de referência para o hemograma variam de acordo com a idade e sexo do paciente. Por isso, procure ajuda de um profissional para avaliar seu hemograma.


%d blogueiros gostam disto: