Anticorpos neutralizantes: o novo teste para COVID 19

Anticorpos neutralizantes: o novo teste para COVID 19

Os anticorpos neutralizantes são glicoproteínas específicas, cuja produção é induzida pela resposta imunológica do hospedeiro no decorrer da infecção propriamente dita, ou através da vacinação.

Desempenham um papel importante para o clareamento viral, com um grande potencial no sentido da prevenção e/ou tratamento de doenças virais, na medida em possuem a capacidade de bloquear a infecção.

Estudos demonstram que o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, utiliza um tipo de glicoproteína de membrana tipo I, conhecida como sua proteína spike (S), para ligar-se ao seu receptor na célula-alvo.

Resumidamente, após um processo de clivagem, a proteína S é ativada, permitindo assim uma fusão das membranas para a incorporação do vírus à célula. No caso da Covid-19, o alvo principal dos anticorpos neutralizantes é justamente a proteína S, inibindo assim seu reconhecimento pelo receptor celular.

O teste é indicado a pessoas que foram vacinadas ou aquelas que têm dúvidas sobre se foram contaminadas e não conseguiram se submeter ao teste diagnóstico, o RT-PCR na época da provável infecção. O novo teste não serve como diagnóstico de doença, uma vez que não registra a presença do vírus, como o faz o RT-PCR. O teste também revela a qualidade da resposta de defesa contra o Sars-Cov-2 apenas no momento de sua realização. Seu resultado não permite afirmar por quanto tempo a imunidade – caso tenha sido gerada – permanecerá ativa.

A indicação é que o teste seja realizado 14 dias após a vacinação ou o início dos sintomas.

O resultado desse teste é dado em % de inibição do vírus correlacionada ao teste de neutralização viral. O que significa:

  • < 20%: sem atividade de neutralização;
  • >=20%: indicativo da presença de anticorpos neutralizantes.

Dado o resultado, é importante sempre correlacionar com o quadro clínico e outros achados laboratoriais do paciente.

 

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!
WhatsApp: (35) 3264-1506


%d blogueiros gostam disto: