Informações de Coleta

Orientações

Algumas substâncias interferem em determinados exames laboratoriais.

A Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) presente em muitos analgésicos e antitérmicos, altera alguns resultados de exames (Teste de coagulação do sangue, Dosagem Tiroxina ou T4 – um dos hormônios da Tireóide).

A Dipirona (Novalgina) altera o resultado da Dosagem da Creatinina (exame para avaliação de função renal).

Algumas vitaminas, C e E, interferem nos testes de Creatinina e agregação plaquetária.

Os antibióticos em geral, interferem nos resultados das Culturas. Portanto, qualquer que seja o antibiótico que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, consulte seu médico sobre a possibilidade de suspende-lo por alguns dias, pelo menos 3 (três), antes da realização do exame. Se não for possível, esse dado deverá ser levado em conta e notificado na avaliação do resultado.

PREPARO PARA UROCULTURA:

  • A urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com a recomendação de permanecer 2 horas sem urinar antes da coleta.
  • Exames feitos na primeira urina da manhã só em casos de solicitação médica.
  • A urina para o exame simples (Urina tipo I – Sumário), pode ser colhida em casa mesmo, em recipientes adequados, devendo-se leva-la ao laboratório dentro de 1 hora. Já a urina para Cultura, o ideal é que seja coletada no laboratório, usando frascos adequados (normalmente cedidos pelo próprio laboratório) ou, se não for possível colher em casa obedecendo-se as normas de assepsia, colhendo o jato médio da micção e não ultrapassando o período de 1 hora para entrega, podendo ultrapassar este tempo mantendo a urina na geladeira.
  • A menstruação interfere no exame de urina. O ideal é esperar o período menstrual terminar.
  • Fazer higiene com água e sabão neutro;
  • Desprezar o primeiro jato da urina (colher o jato médio);
  • Só abrir o recipiente na hora da colheita;
  • Trazer o material ao laboratório dentro de 01 hora.

RECOMENDAÇÕES PARA COLETA DE URINA DE 24 HORAS.

Alguns exames de urina requerem uma coleta durante 24 horas. O paciente deve ser bem orientado para descartar a primeira urina da manhã, marcar a hora e coletar toda a micção nas próximas 24 horas.  O recipiente deverá conter ou não substâncias conservantes (dependendo do tipo de exame).

1) Alimentação normal, a não ser em casos especiais, onde haverá instruções em separado.

2) Pela manhã, ao acordar, esvaziar completamente a bexiga e desprezar a urina. Marcar a hora exata (por exemplo, 08 horas da manhã).

3) Daí em diante, colher as urinas produzidas durante o dia e a noite, juntando-as em um ou mais frascos fornecidos pelo laboratório. Mantê-los em geladeira e ao abrigo da luz (embrulhados em folhas de papel alumínio).

4) Após 24 horas, exatamente (às 08 horas da manhã no nosso exemplo), colher toda a urina e juntar com as outras.

5) Enviar toda a urina ao laboratório imediatamente.

6) É muito importante que TODA a urina produzida nas 24 horas seja enviada ao laboratório, pois as determinações serão baseadas no volume enviado.

RECOMENDAÇÕES PARA COLETA DE URINA DE 12 HORAS.

1) Alimentação normal, a não ser em casos especiais, onde haverá instruções em separado.

2) Às 20 horas (08 horas da noite), esvaziar completamente a bexiga e desprezar a urina.

3) Daí em diante, colher as urinas produzidas durante a noite, juntando-as em um ou mais frascos  fornecidos pelo laboratório. Mantê-los em geladeira e ao abrigo da luz (embrulhados em folhas de papel alumínio).

4) Às 08 horas (exatamente) da manhã seguinte, colher toda a urina no mesmo frasco utilizado para a colheita da urina da noite.

5) Enviar toda a urina ao laboratório imediatamente.

6) É muito importante que TODA a urina produzida nas 12 horas seja enviada ao laboratório, pois as determinações serão baseadas no volume enviado.

RECOMENDAÇÕES PARA EXAME DE SWAB ANAL

  • No dia do exame (pela manhã) não tomar banho.

%d blogueiros gostam disto: